Atendimento eficiente ao cliente sempre foi um dos pontos chave para qualquer negócio, principalmente os virtuais. Diante disso, melhorar a experiência de compra do cliente também é estar presente para atendê-lo da maneira mais ágil e eficaz possível.

Em função disso, os chats online têm rendido bons resultados aos lojistas que conseguem aproveitar o melhor dessas plataformas. Então como eu posso aumentar minhas vendas no e-commerce, com atendimento via chat? Nós te mostramos, usando como grande exemplo a JivoChat, uma das melhores ferramentas do mercado!

 

Venda pelo Chat

Ao visitar uma loja virtual o processo de compra do seu cliente depende dele e do funcionamento perfeito do seu e-commerce. Mas isso é pouco quando falamos de experiência.

Utilizar um chat pode ser um canal eficaz para aumentar suas vendas, por duas questões simples: clientes precisam e gostam de tirar dúvidas, seu chat é um canal de informações, que quando oferecidas no momento exato em que o cliente procura, aumentam a confiança dele no seu negócio, estimulando o processo de compra. E, talvez o mais importante, o chat é um canal comercial. É mais um meio de utilizar suas estratégias de venda e prospecção. No contato humanizado dos chats com o cliente, as chances de compra aumentam consideravelmente. Portanto, ative esse canal como mais um de vendas, do seu e-commerce.

 

Atenda à todos os Canais, pelo mesmo lugar!

Seus clientes estão por toda parte, e quanto mais você estiver onde eles estão melhor, correto? Se você respondeu “sim”, entende que atender seus clientes em todos os canais como Facebook, E-mail, Chat, Telefone, pode consumir parte do seu tempo e produtividade.

Por esse motivo, aumentar as vendas da sua loja virtual, é também organizar internamente, através de automação, o atendimento, afim de receber as informações dos clientes, de todos esses canais, em um só lugar. Assim fica mais fácil e a equipe de precisa focar no quer realmente importa, vender!

Plataformas como a JivoChat, entendem perfeitamente a importância desse ponto, por isso focam em oferecer o melhor serviço na integração desses canais.

 

Treine sua equipe de Atendimento

Agora que você já entende que esse é um canal de vendas, é preciso ativá-lo da maneira correta. Não é preciso ter uma grande equipe, mas é preciso tê-la bem treinada e focada em atender!

Se você, seu sócio ou um funcionário específico assumir essa responsabilidade de atendimento, preocupe-se com o treinamento. Esse profissional deve entender do seu negócio, o que sua loja vende, a qual o público ela atende e qual é a melhor maneira de responder às dúvidas e abordar os possíveis clientes, para identificar oportunidades e atuar ativamente no processo de decisão de compra.

 

Antecipe-se

Essa é uma das ferramentas de vendas mais claras que existem no chat. Entrar em contato com o cliente, antes que ele precise de você pode parecer invasivo se feito da forma errada, mas quando executado de maneira planejada os resultados são reais.

Experimente compreender o comportamento do seu cliente dentro da sua loja, para entrar em contato com ele no momento certo. Por isso, com uma mensagem de boas vindas, de promoção ou um vendedor disposto a ajudar, estimule seu cliente a conversar com seu time de atendimento e vendas. Porque quanto mais tempo de navegação e interatividade na sua loja virtual, maiores as chances do seu cliente finalizar a compra!

 

Analise os Resultados

Todos esses insights só vão funcionar se adaptados corretamente ao seu segmento. Por isso é preciso antes de tudo entender as métricas para analisar os resultados das suas ações. Acompanhe as rotinas de atendimento, entenda o que pode estar dando certo ou errado, adapte quando necessário a sua abordagem. Mantenha sempre o controle desses dados, só assim você poderá acompanhar a evolução e os resultados desses esforços.

Viu? Não é tão difícil assim startar esse novo canal de vendas na sua loja. Quer começar agora? A JivoChat é uma das soluções de chat mais completas do mercado e a integração é bem simples. Dá uma olhada agora e faça um teste!

Se precisar de ajuda para a integração, entre em contato e conheça nossos planos de suporte. Nossos especialistas te auxiliam nessa e em outras questões!